segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fertilizantes de Liberação Controlada (Osmocote-Basacote)

É uma linha de fertilizantes com grânulos completamente recobertos por um polímero elástico (Poligen WE3).
Basacote®
É a linha de fertilizantes complexos, de liberação controlada, em que cada grânulo é recoberto por uma membrana elástica chamada Poligen®. Este tipo de tecnologia é considerada mundialmente como a mais inovadora e avançada para fertilizantes especiais. A liberação seus nutrientes ocorre por processo de difusão rigorosamente controlado, que garante a sua disponibilização de forma adequada às exigências das culturas, minimizando ainda mais as perdas por lixiviação e os efeitos nocivos de salinidade. Especialmente na linha Basacote Plus, cada grânulo contém os nutrientes mais importantes e necessários para o crescimento e o perfeito desenvolvimento das plantas.

A membrana Poligen® é sintetizada com altíssima  tecnologia, o que proporciona um alto grau de elasticidade com elevada resistência a mudanças bruscas de temperatura. Tudo isso garante a alta qualidade do Basacote.
O que é Osmocote?Osmocote é um fertilizante de liberação controlada, projetado para nutrir a cultura durante todo o seu ciclo de crescimento, liberando os nutrientes vitais de que ela necessita no momento mais adequado para sua absorção. É o fim do desperdício e dos erros de fertilização.
O Osmocote pode ser aplicado em vasos, jardineiras e canteiros. É ideal para Bonsai, aquário plantado, orquídeas, palmeiras, cactus, mudas, plantas e flores em geral.
Qual a vantagem sobre os fertilizantes NPK solúveis e granulados?Os fertilizantes solúveis como o Peters devem ser aplicados semanalmente, os granulados quinzenalmente ou mensalmente, essa frequência demanda grande mão-de-obra e causa muitos erros na dosagem, às vezes fatais. Esses fertilizantes liberam uma grande quantidade de nutrientes em curto período, e obviamente isso não é bom para as plantas. Queimaduras de raizes são muito comuns nesse tipo de adubação. Como as raizes ficam sob o solo não há como observar o estrago feito, então o jardineiro não entende porque suas plantas continuam estagnadas ou pioraram após a aplicação do fertilizante.
O Osmocote não queima as raízes das plantas e libera os nutrientes conforme suas necessidades reais, tal qual ocorre em um solo altamente fértil.
Experimente! Suas plantas vão adorar!!!
Dosagem:3 a 7 gramas (aproximadamente uma colher de chá) por litro de substrato.
Essa variação (3-7 gramas) indica que se deve aplicar um pouco mais em plantas de rápido crescimento (flores, folhagens e mudas em geral) e menos para plantas lentas (cactos e orquídeas). O Osmocote é o fertilizante mais seguro que existe, não existe risco de superfertilização, portanto dosagens maiores podem ser aplicadas.
Frequência de aplicação:Esta formulação com liberação em 3-6 meses pode ser aplicada apenas uma vez ao ano na primavera, estação em que a maioria das plantas desperta e demanda por mais nutrientes. É na primavera que as plantam produzem reservas que as nutrirão até o inverno. O Osmocote também pode ser aplicado duas vezes ao ano, na primavera e verão, para plantas de crescimento contínuo. No outono e inverno não é necessária a aplicação, é opcional, o jardineiro pode optar em fertilizar com menor quantidade do produto.
.

Um comentário:

  1. Boa noite, Poderia informa um site onde possa conhecer um pouco mais do Osmocot na manutenção de grandes canteiros e jardins. Tipo, dosagem e formulação diferenciada para cada espécie ?
    Muito obrigado

    ResponderExcluir